ESTUDOS

Criar um Site Grátis Fantástico
ESTUDOS

 

 

  Quatro passos para atingir o coração de Deus

 

Texto (IICo 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

 

Introdução

   Segundo o que escreveu Esdras, concernentes as palavras que Deus falou para o rei Salomão, para atingirmos o coração de Deus é necessário apenas quatro passos.

 Quais são estes passos?

   No versículo da leitura oficial, está indicando as condições divinas necessárias, para que uma pessoa, uma igreja e até mesmos uma nação, possa receber as bênçãos das mãos do Deus Todo Poderoso e do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Veremos agora, quais as condições necessárias para atingirmos o coração de Deus.

 

Primeiro Passo - Para atingir o coração de Deus

 

 HUMILHAR DIANTE DE DEUS

    

Um dos significados da palavra humilhar é: Submeter-se, render-se e prostrar-se

HUMILHAR é Submeter, é se por debaixo, é tornar dependente, é se sujeitar. Então aquele que se humilha ele esta se colocando debaixo das mãos do Soberano, ele depende de Cristo para receber o perdão dos seus pecados. SE HUMILHAR é se Render, mas se render a que? “Aos desejos e propósitos do Senhor Jesus em torna-lo cada vez mais puro e santo”. Aquele que se humilha, ele se torna dependente, ele se entrega a supremacia do Deus Onipotente e ao tornar-se humilde está pessoa está submetendo a receber a graça e o perdão que nos levará a Deus.

 SE HUMILHAR é se Prostrar, se prostra é se lançar aos pés daquele que tudo vê, daquele tudo pode, daquele que tudo sabe, é matar, ou deixar morrer, o desejo de vingança de orgulho, e de exaltação, é se esforçar para deixar sem forçar e sem ânimo o desejo da carne. Se humilhar, é reconhecer qUE éramos perdidos e precisamos nos lançamos aos pés do Senhor para alcançarmos dele, a graça a misericórdia e o perdão para as nossas vidas. A humilhação, faz toda a diferença na vida do cristão. Tiago  disse em sua carta: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará“. (Tg 4:10). Pedro também escreveu: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”. (IPe 5:6) . Jesus ensinando aos seus discípulos ele disse: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Mt 23:12). Então, para alcançar o coração de Deus, a primeira coisa que você deve fazer é se humilhar. A pessoa quando se humilha ela está dizendo: “Senhor eu reconheço os meus pecados, eu reconhece as minha falhas, eu reconhece os meus defeito os meus erros, eu quero Senhor, abrir meu coração, a minha alma tem sede de ti, eu desejo receber o seu perdão, eu quero ser perdoado por ti”. Vale a pena se humilhar, não pense duas vezes, pois aquele que se humilhar diante de Deus, alcançará as bênçãos.

 

 

 

 

SEGUNDO PASSO - Para atingir o coração de Deus

VOCÊ PRECISA TER UMA VIDA DE ORAÇÃO, POIS A ORAÇÃO E A CHAVE, QUE ABRE O CORAÇÃO DE DEUS

(Lc 1:13a) “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida”. Se o sacerdote Zacarias,  não tivesse buscado ao Senhor, se ele não tivesse orado, ele não teria alcançado o coração de Deus, mas devido a sua insistência Deus ouviu a sua oração e respondeu ao seu clamor. Portanto, você que está precisando de uma, benção urgente, de uma vitória, não perca mais tempo, levante um grande clamor, e começe a orar, busque ao Senhor em oração, as tuas orações subirão como cheiro suave e Deus se alegrará e responderá, pois a oração atinge o coração de Deus. E quando o coração de Deus é atingindo, libera e derrama a benção e a unção da providência sobre a sua vida.

 O que é Oração? A oração é: “Conversar com Deus, é dialogar com o teu criador, a oração é um clamor e uma busca de contato com Deus, a oração é o segredo para receber poder e autoridade, oração é a alavanca que move o cristão, a superar as dificuldades e renovar as suas força. A oração é o oxigênio da nosso alma é ter comunhão com Deus, é a chave que abre as janelas do céu, Portanto, se você não gosta de orar, começa a rever os seus conceitos, começa nesta ora a mudar os seus pensamentos, pois oração é o único caminho para falarmos claramente com Deus. (IS 59:1) “Eis que a mão do Senhor não está encolhida , para que não possa salvar, nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir”. Clame, clame, porque Deus quer te ajudar, mais é necessário você orar. (Jr 29:12) “Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei”. (Jr 33:3) “Invoca-me, e te responderei ; anunciar-te-ei cousa grandes e ocultas, que não sabes”. A oração tem efeitos que não podemos avaliar, vão muito além do nosso entendimento, somente através da fé que conseguimos enxergar os grandes benefícios da oração. Portanto, você que tem problemas, não importa, seja qual for os seus problemas, as sua lutas, as sua dificuldades, as suas provações e as suas dores, não se desespere, você tem um Deus, que está pronto para agir sobre a sua vida, quando você se lançar com o seu coração contrito diante dele em oração, ele estará por perto para te socorrer e te ajudar e te livrar.(Sl 51:17b) “A um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. Deus, ele está pronto e desejoso para te ouvir, e não somente ouvir, mas ele quer responder a sua oração.

 

TERCEIRO PASSO - Para atingir o coração de Deus

VOCÊ PRECISA BUSCAR AO SENHOR, POIS AQUELE QUE BUSCA DEUS REPONDE AO SEU CLAMOR

(Jr 29:13) “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”. Não adianta, se você quer atingir o coração de Deus, se você está almejando vitória na sua vida, se você tem um problema, você tem que clamar, você tem que rogar, você tem que buscar de todo o seu coração. Ou seja, a sua vida ela é preciosa, então derreta o seu coração como cerra diante do teu Deus, rasgue o teu coração na presença do teu Senhor, pois no dia da tua angústia, ele te ouvirá e te responderá. Veremos alguns exemplos de pessoas que buscaram ao Senhor, que clamaram pela providência de Deus. Na história da rainha Ester, quando Hamã, resolveu exterminar com todo o povo Judeu, a rainha Ester, deu uma ordem e mandou que todo o povo Judeu, levanta-se um grande clamor em jejum e oração ao Senhor Deus, e foi através deste clamor que eles atingiram o coração de Deus, e o Senhor lhes deu vitória. A vitória virá, mais Deus exige que você clame, que você busque o seu nome, que você exalte a sua grandeza, e você verá a ação sobre natural do poder de Deus e as mãos do Senhor agindo e operando sobre a tua vida. Outro exemplo foi na vida de Daniel.

(Dn 6: 10) “Daniel, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças , diante do seu Deus, como costumava fazer”. No (vs. 22) Daniel, respondeu para o rei Dario: “O meu Deus enviou o seu anjo. E fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele e também contra ti ó rei”. Você viu a importância de quem busca ao Senhor? Se você não buscar ao Senhor a sua vida continuará numa mesmice, nada dará certo. Jesus disse ao seus discípulos:

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bete, abrir-se-lhe-á”. (Mt 7:7-8). Se nesta hora, você buscar ao Senhor, ele vai abrir a porta, porque aquele que pede receber e o que busca encontra. Então busque ao Senhor, e você vai encontra o teu Senhor de braços aberto, Jesus quer ouvir a sua voz, ele sabe do que você precisa, mais e necessário você buscar. Quando você não está se sentindo bem, você procura um médico, e lá, você conta todo o seu problema, tudo o que você está sentindo, da mesma forma, você deve buscar ao Senhor e contar para ele todo o seu problema, toda a sua dor. (Sl 88:1-3) Ó Senhor, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti. Chegue à tua presença a minha oração, inclina os teus ouvidos ao meu clamor”. Se você buscar ao Senhor, o salmista está dizendo que Deus se inclinara para te ouvir.

 

QUARTO PASSO - Para atingir o coração de Deus

VOCÊ PRECISA SE ARREPENDER, POIS O ARREPENDIMENTO É A ALAVANCA PARA RECEBERMOS A VITÓRIA

O Significado básico da palavra “arrependimento” é uma mudança de mente que resulta numa mudança exterior das ações. Arrepender é mudar forma e a maneira de pensar, e de agir, é mudança de caráter, de consciência moral, isto é, abandonar o pecado, deixar os erros para trás e buscar o perdão de Deus. O arrependimento é a chave e a alavanca para levar uma pessoa a uma conversão e de fato à salvação. O arrependimento é uma mudança de mente a qual o pecador rejeita o pecado. No arrependimento o homem precisa abandonar o pecado com um sincero coração e sentir tristeza pelos atos cometidos. O Arrependimento te livra da morte espiritual e produz em você vida. O arrependimento não é dor pelo pecado. Mas, uma tristeza profunda, capaz de produzir mudanças. Em (IICo 7:10) está escrito que: ” Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar , mas a tristeza do mundo produz morte”. O arrependimento segundo as escrituras envolve três aspectos: O intelectual, emocional, e vontade em tomar decisões. Para você entender melhor os três aspectos vamos dizer, você ao entrar numa estação do metro, você pega o primeiro trem que está na plataforma. Depois de alguns minutos, você percebe e descobre que pegou o trem errado. Este reconhecimento é a sua parte intelectual que detectou. Ao perceber que você está no trem errado, você fica agitado, preocupado e perturbado, este sentimento e o que chamamos de parte emocional. Então, você decide descer do trem para pegar outro que te levará ao destino certo. Esta decisão envolve o lado voluntário em tomar decisão. Por meio da palavra de Deus, uma pessoa toma conhecimento e descobre que está indo em direção errada, a parte intelectual entra em ação e ela fica preocupada concernente ao futuro da sua vida. Onde viverei a eternidade? O seu espírito fica agitado, e mexe com o seu lado emocional, então ela decide mudar de direção, mudar de vida, dar um novo rumo para sua história. Isto é o que chamamos de arrependimento. O arrependimento, afeta o intelecto, as emoções e a vontade da pessoa. Existe um preço grande para abandonar os nossos pecados.

(Lc 14:33) “Qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulos”. Ou seja, tem que haver renúncia e mudança de vida, aquele que se arrepende não deve continuar no pecado ou fazendo coisa que desagradam a Deus, tem que mudar o seu estilo de vida, pois agora, você é uma nova criatura e as coisa velhas ficar para traz, eis que tudo se fez novo. - Mais, Quem deve se arrepender? Todas as pessoas do mundo inteiro que ainda não aceitaram a Jesus Cristo como seu salvador. (At 17:30) “Deus não levou em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam, porque estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça”. - E por que é necessário o arrependimento? O apóstolo Paulo, diz aos (Romanos 3:23) “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Isto envolve todos sem exceção. Sendo assim, por causa do nosso pecado, somos culpados perante Deus e o Senhor exige um pagamento. - O pecado tem um preço muito alto, muito grande, que preço é este? A morte. (Rm 6:23) “Pois o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor”.  - Como acontece o arrependimento? Segundo o que Paulo escreveu em (Rm 2:4) “A bondade de Deus te levará ao arrependimento”. Deus com seu grande amor , ele conduz as pessoas ao arrependimento, Em (Jo 6:44) “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer”. Outras formas de Deus conduzir as pessoas ao arrependimento, é através pada palavra de Deus, ou seja quando uma pessoa ouvi a mensagem da cruz, a mensagem da palavra, o Espírito Santo, entra em ação e convence o homem do pecado. (Jo 16:8) “Quando ele vier convencerá o mundo do pecado”. Significa que o Espírito Santo esclarece a verdade do evangelho perante a pessoa não salva, de modo que seja reconhecida como verdade. - Quais os resultados do arrependimento? Os resultados são grandes, pois o arrependimento produz gozo, alegria e paz no coração do pecador. João ele diz em (1Jo 1:9) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. - Qual o benefício do arrependimento? O benefício do arrependimento é a certeza, que os nossos pecados foram perdoados. E que Deus nos reconciliou novamente com ele, através do seu filho Jesus Cristo, quando morreu na cruz do calvário e ressuscitou, e todos que o aceitar como seu salvador receberão automaticamente, perdão pelo seus pecados e o amor de Deus é derramado em seu coração, e você está livre da condenação eterna. Por isso, não pense duas vezes, se for necessário se arrependa diante do teu Senhor, para você alcançar a redenção, a bênção e a vitória para sua vida.

Conclusão

Nesta mensagem abordamos, quatro passos para atingir o coração de Deus. O escritor Esdras, menciona nesta passagem bíblica os quatro níveis para alcançarmos o coração de Deus. Para você atingir o coração de Deus, você precisa, se humilhar diante de Deus, você precisa Ter uma vida de oração, pois a oração é a chave que abre o coração de Deus, você precisa buscar ao Senhor, pois aquele que busca, Deus reponde ao seu clamor, você precisa se arrepender, pois o arrependimento é a alavanca para receber a vitória.

 

 

 

 

 

 

A CRIAÇÃO DA FAMILIA.

Antes de tudo, a família é uma instituição natural, uma comunidade simples estabelecida pelo próprio Deus ( Gn 1:27,28). Após concluir a obra da criação, Ele por sua benevolência e vontade, cria o homem e a mulher a sua imagem e os enviou a povoar a terra ( Gn 1,28). Formando "uma só carne" (Gn 2 :24 ). A família apresenta-se no desígnio do Criador, como "lugar primário da 'humanização' da pessoa e da sociedade" e "berço da vida e do amor".
Deus nos criou e designou em família como a mais fundamental das relações humanas. A família célula vital da sociedade, santuário da vida, obra prima do criador desde sua origem traz em si inúmeros valores que por nenhuma razão ou circunstancias podem ser ofuscados, atrapalhados ou desprezados, pois, são de suma importância tanto para a Igreja, quanto para a sociedade.

   O futuro da sociedade passa pela família. Mesmo diante dos inúmeros desafios e das mais diversas ameaças, dos tempos atuais, tais como: famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados.
Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito,de seus filhos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão. O crescimento assustador da violência, da miséria, das drogas, e tantas outras desordens que tem ferido o âmago da família. Mesmo dentro do quadro acima apresentado a família continua sendo e representando uma esperança e uma alternativa, tendo em vista que é um dos tesouros mais importantes da sociedade, sendo, pois, patrimônio do mundo inteiro. Enfim, falar da família é falar da grandeza de Deus na sua criação. Por isso, é dever de todos nós e de cada um a defesa dos princípios fundamentais da família, da sua dignidade, dos seus valores.
O salmista conhecia muito bem sobre família e diz:

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

 

A FAMÍLIA É APRIMEIRA ESCOLA DE VALORES.
"A família é a primeira escola das virtudes sociais de que a sociedade tem necessidade". Frente a esta realidade a família traz em si inúmeros valores essenciais que por nada pode ser tolhido ou menosprezado. Visto que a família não é somente um lugar de crescimento pessoal, mas sim um lugar dos afetos, da transmissão da cultura entre as gerações, é uma comunidade de amor, de solidariedade, da partilha, da amizade, companheirismo, respeito e unidade.

 

2 Timóteo 1: 1-5 Paulo aconselhando Timóteo a cerca da instrução espiritual que recebera da sua mãe

Esses valores, vividos pelos pais. com  naturalidade , com graça e bom humor, sabendo sorrir habitualmente, são atitudes atrativas  para os filhos e contagioso. Os valores familiares constituem,  um dado irrefutável, quase com cunho testemunhal, que vai unido ao comportamento diário dos pais. E também estarão presentes estes valores na conduta dos filhos, quando os pais, além de os viverem e de os ensinarem, promovem e mantêm vigentes algumas normas e costumes familiares que mostram a presença viva destes valores preferenciais.

Os valores familiares – em famílias cristãs não são só valores naturais, mas também valores espirituais – nenhuma criança inicialmente os questiona. Mais tarde sim, porque, na medida em que cresce, emerge e amadurece a sua liberdade pessoal, há-de comprometer-se também nas escolhas que faz e que, obviamente, são sempre muito pessoais(…). Precisamente, por isso, os pais têm de preparar essa fase de referência – através do seu comportamento – que lhe sirva de orientação.

Isto será tanto menos difícil para os pais quanto mais cedo façam da sua família um museu vivo de valores, quando os filhos são ainda muito pequenos.

Será menos difícil também a sua adolescência, quando o quadro de referência e um mínimo de normas e costumes tenham sido parte importante do seu ambiente familiar acolhedor desde a primeira infância.

Deste modo, quando o filho adolescente ou o filho jovem dá prioridade a alguns valores como fundamento para apoiar a sua vida, tem já, como em depósito, uns valores que anteriormente assumiu e integrou, quase sem dar por isso, contagiados ou emprestados pelos seus pais.

Estes valores familiares descobertos na convivência do lar paterno, nas relações diárias de pais e filhos, de irmãos de diferentes idades, traduzem-se – como efeito de descoberta – em motivos. Em consequência, a conduta de cada filho estará motivada desde o principio, a sua vontade estará motivada.

Penso, por contraste, em tantos filhos desmotivados antes e durante a sua adolescência, quando os primeiros responsáveis da família não se propuseram ou não souberam criar este a ambiente familiar cimentado na sinceridade, na generosidade, na lealdade, na laboriosidade, no optimismo, na compreensão exigente, no respeito confiado, na disponibilidade, na gratidão, na amizade e noutros valores humanos.

 

 

O Valor do Perdão

 

Texto  Mateus 6: 9- 15

 

“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5.8)

 

O que é o Perdão?

 

A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. . Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12).

 

O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado. Este é o sentido pelo qual Deus “esquece” quando perdoa (Hebreus 8:12).Pq serei  misericordioso,para com as vossas iniquidades e de seus pecados não me lembrarei mais

 

“Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Porém se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas”(Mateus 6.14-15).

 

Ora, se não tivermos capacidade de perdoar, os nossos pecados também não serão perdoados.  O perdão deve ser sincero, de coração. Deus não aceita perdão dos lábios para fora. O perdão deve ser também incondicional. Nada de dizer: “Eu perdôo fulano, mas ele que fique lá no seu lugar e eu no meu; eu perdôo fulana, mas não quero conversa com ela; não participo do seu grupo; não me sentarei perto dela”.

 

O Ressentimento:

 

O ressentimento ou amargura é o “veneno” que mais tem destruído vidas no mundo em que vivemos. Muitos dos problemas existentes a nossa volta como: desentendimento familiar, falta de unidade e harmonia entre cônjuges, pais e filhos, problemas de solidão, depressão, descontrole emocional, vários casos de enfermidades psicossomáticas e até loucura; podem ser consequências diretas da falta de perdão na vida de uma pessoa. A liberdade que tanto se busca para uma vida plena e vitoriosa física, emocional e espiritual está diretamente condicionada a atitude de perdão incondicional e constante “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores Mt 6: 12. Ressentimento é sentir novamente, tornar a viver uma ocorrência através das lembranças; magoar-se

 

JESUS O NOSSO EXEMPLO  “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lucas 23.34).   O ódio alimentado assemelha-se a uma árvore; quanto mais velha, mais difícil de ser arrancada, porque suas raízes se aprofundam mais e mais. O mundo está cheio de pessoas rancorosas, vingativas, escravas do ódio. Odeiam pessoas, nações, raças, instituições, autoridades.VEJAMOS O QUE DIZ A PALAVRA DO SENHOR:

 

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hebreus 12.14-15).        Perdoar, perdoar sempre é preciso, se quisermos viver em comunhão com Deus.
Se não estivermos em paz com os outros, de nada valem nossos atos de misericórdia, orações e jejuns, nossa fé, nosso louvor, nossos dízimos. Jesus deixou isso bem claro:

 

“E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas” (Marcos 11.25-26).

 


Vejam o quanto perdoar é importante:

 

“Se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa diante do altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois vem, e apresenta a tua oferta” (Mateus 5.23-24).

 

Efésios 4: 30- 32 Não entristeçais o Espírito Santo de Deus ,no qual fostes selados. Para o dia da redenção . Toda amargura ,e ira e cólera e gritaria e blasfêmias e toda malicia seja tirada  de entre vós.Antes sede uns para com os outros benignos ,misericordiosos ,perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

 

 

Princípio Vivo de Santidade

 

Saiba que em nós, por natureza o princípio do pecado, ou a carne, é predominante e opera sujeitando a alma ao seu governo.

Mas nos que são nascidos do Espírito há uma luz que atua na mente, e um julgamento na consciência que lhes ajudam a se oporem continuamente ao pecado, tanto antes quanto depois deste ser praticado.

Assim esse princípio vivo de santidade passa a ser predominante nos que têm se santificado, e exercerá o governo de suas almas ainda que haja este princípio de pecado atuando em suas naturezas terrenas.

Então a luta da carne contra o Espírito e do Espírito contra a carne somente poderá ser vista onde haja o princípio ativo de santidade, porque sem ele não haverá nenhum combate entre o Espírito e a carne.

É por fé no Senhor, no Seu sangue, e por um andar no Espírito, consoante a Palavra da verdade que se vence a carne para se viver em santidade.

Por isso a Bíblia afirma: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.”
(Gl 5.16).

O Espírito sempre trabalha com a espada da verdade, a qual é a Palavra de Deus.

Devemos lembrar que uma das evidência do trabalho do Espírito em nossos corações é o quebrantamento em humilhação diante de Deus, pelos nossos próprios pecados.

E o desejo pela prática da Palavra que é inspirado pelo Espírito sempre nos conduzirá a buscar o que não é propriamente do nosso interesse, mas do de muitos, e não para a nossa glória, senão para a exclusiva glória de Deus.

Não praticaremos os mandamentos com o fim de sermos vistos pelos homens, tal como faziam os fariseus, mas seremos impulsionados a isto por amar ao Senhor e pelo desejo de honrá-lo.

E isto será traduzido em empenhos pela salvação dos perdidos, em prova de que esta santificação não é de natureza contemplativa, mas efetivamente de serviço ao próximo. 

MEDITAÇÃO : Hebreus  12: 14

 

 

Uma igreja de propósitos

Texto chave: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10 : 10)

O versículo chave de nosso texto, nos transmite dois propósitos:

1º – O propósito do inimigo: Matar, roubar e destruir

2º – O propósito de Jesus: Dar vida, e vida em abundância

Ora amados, veja, o bem e o mal, cada um com seu propósito, e ambos bem definidos, só que ambos necessitam de cada um de nós para se cumprir, pois somos o agente da frase, ou seja, quem o inimgo veio para matar, roubar ou destruir, e a quem Jesus veio para dar vida e vida em abundância? Sim, somos nós mesmo. Agora me responda, se você está indo para sua igreja, ou se você está agindo sem um propósito no coração, você está mais acessível ao propósito do inimio ou o propósito de Jesus?

Lembre-se: O inimigo  não brinca em serviço! Mas então, qual o propósito devo ter em meu coração?

Efésios 6:10-18

10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Um propósito de fortalecimento espiritual, busca de conhecimento, agradecimento, júbilo, adoração em espírito e em verdade. Então queridos, quando ouvirem o “Toc toc” de Jesus na porta de vossos corações, abram a porta sabendo do propósito de Salvação para sua vida.

O versículo não diz “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e ali marcarei uma presença”, quando Jesus diz: “…e com ele cearei, e ele comigo”, entenda “Vida em abundância”.

 

ESTUDO:

ENTRANDO NO LUGAR SANTISSIMO

Para  entrar  no lugar santíssimo  é necessário  ter intimidade com Deus.

Por isso Deus nesta noite esta buscando homens e mulheres que queiram ter intimidade com ele.O salmista  ao escrever o Salmo 25.4-5   ele diz:Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem espero todo o dia.” Salmo 25.4-5

     A palavra intimidade revela que, uma relação íntima é firmada ou está sendo firmada.

A intimidade faz com que o conhecimento que um tem do outro aumente.  A melhor forma de um tratar o outro aumente. Em resumo, Ter intimidade com Deus é gozar de um relacionamento profundo, intrínseco e puro.  nossa admiração e adoração a Deus aumenta a cada dia, nosso conhecimento de Deus aumenta, nosso temor se torna mais profundo, nosso amor se aperfeiçoa ao passar do tempo de relacionamento que mantemos com ele. Nossa afetividade com Deus, se torna sincera e devocional .

Portanto, Ter intimidade com Deus não consiste em uma obediência fria . Ter intimidade com Deus ultrapassa atos e palavras vãs, vai além do conhecimento bíblico que temos, rompe as barreiras do nosso ego e da nossa vontade própria. A intimidade com Deus começa com o novo nascimento ( Jo 3:5), desenvolve-se com um viver diário em sua presença . salmos 25 : 14

 A BÍBLIA NOS FALA DE ALGUNS MOTIVOS QUE CONTRIBUEM PARA A PERDA DE INTIMIDADE COM DEUS.

1) O PECADO

Este é o principal motivo de falta de intimidade com Deus. O pecado é a desobediência completa a Deus no seu sentido mais amplo, ele faz com que nos separemos de Deus. (Isaías 59:02) e mais, ele faz com que a nossa comunicação com Deus seja interrompida. Por tanto aí está um grande mau que afeta o nosso relacionamento íntimo com Deus. Se olharmos para história, veremos grandes homens de Deus fazendo proezas e maravilhas, mas veremos estes mesmos homens caídos, enfraquecidos, frios espiritualmente, cegos, debilitados, e tudo por causa do pecado. Olhe para Davi, Sansão entre outros e você chegará a essa conclusão. Lembre-se sempre que a paga pelo nosso pecado é a morte espiritual, não há como querer adorar a Deus em espírito e em verdade estando em pecado, não tem como crescer na sua relação íntima com Deus em pecado. O sonho de uma intimidade edificada em Deus se dissipa ao se deparar com o pecado que praticamos e escondemos conosco. “Porque o salário do pecado é a morte " (Romanos 6: 23a)

 

 A FALTA DE OBEDIÊNCIA

 

“É melhor obedecer do que sacrificar " (I samuel 15:22b)

A obediência nos dias de hoje, parece algo raro de se constatar . A falta de obediência a Deus é tanto de uma mente endurecida e um coração de pedra que não consegue ser sensível a voz de Deus. E isto faz com que nossa intimidade com Deus acabe realmente. Quantos estão nas igrejas, e quanta frieza espiritual. Por que? Porque não obedecemos, queremos ser missionários, pastores, sem obedecer. Queremos o batismo no Espírito Santo, sem obediência. E mais queremos bênçãos sem medida sobre a nossa vida, sem obedecer. Obediência é um princípio infalível de Deus para sermos abençoados. Se somos filhos de Deus, devemos obedecê-lo como Pai. Uma das causas da frieza espiritual e imaturidade espiritual de muitos  é a falta de obediência. Por tanto obedeça, para que o teu relacionamento íntimo com Deus não acabe com fim lamentável.

3) FALTA DE SANTIDADE

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação ... " ( I Tes. 4:3-4)

Este é outro motivo preocupante, que leva muitos ao declínio espiritual, e a falência da intimidade com o seu Deus. Ser "santo" é ser separado, destacado deste mundo para viver exclusivamente no reino de Deus e para Deus. Quando se anda em santificação perante o Senhor, fazemos a sua vontade e imitamos um dos seus atributos, com isso a cada dia vamos sendo moldados a imagem do Pai.! Pedro 1: 13 - 16 A santificação é um processo que nos faz amar mais as coisas de Deus, do que as do mundo. Por meio deste processo testemunhamos a todo mundo que é possível viver na presença de Deus sem compactuar com o sistema mundano que é governado por Satanás. 1 João  2: 15 -17 É através da santificação que Deus passa a agir em nós de maneira que nos assemelhamos mais a ele, e isto nos leva a uma intimidade mais profunda, pois estamos fazendo a Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável.Romanos 12:1-2 Se queremos realmente Ter intimidade com Deus precisamos ser santos, precisamos nos afastar de tudo o que é impuro e buscar uma  vida em santificação  em prática de vida e não somente por ideal .E precisamos também saber que sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hebreus12:14).

 

O LUGAR SANTISSIMO É UM LUGAR DE PROTEÇÃO

 

SALMOS 63:7 Porque  tu tem sido o meu auxilio; jubiloso cantarei  refugiado

a sombra das tuas asas.  Salmos 91:

 

4) DEUS NOS CONHECE NA INTIMIDADE (SALMO 139: 13 - 16)

 Somente nosso Deus que nos criou, conhece nossa estrutura e sabe o que é melhor para nós em qualquer momento de nossa vida. Deus é onisciente, ou seja, Ele sabe tudo e nada está oculto aos olhos de Deus. está  (Provérbios 20:27) na intimidade, no profundo. Isto revela que não podemos nos esconder de Deus, ou ocultar qualquer coisa perante os Seus olhos. Por tanto não devemos nos esconder de Deus, não devemos ocultar as coisas, até porque não podemos.  E Ele com certeza restaurará seu coração, para que você viva como filho de Deus, gozando de uma intimidade edificada com o Pai.